Notícias

Abecedário de aromas: livro faz um passeio sensorial pela cozinha

09/07/2017 08h56 | Atualizado em: 09/07/2017 09h01

Você sabe o que é zimbro, zaatar, segurelha, jurubeba? Ou para que serve a manrejona, o óleo que sai do coco, as sementes de cominho. O livro "Abecedário de aromas", de César Obeid, recém-lançado pela Editora do Brasil, propõe um verdadeiro passeio por esse mundo colorido e cheiroso dos vegetais temperos, especiarias, chás.

E faz isso de uma forma super atrativa para os pequenos: com poesia. De A a Z, o livro apresenta um poema para cada letra, com ilustrações superdivertidas assinadas por Joãocaré.

"Hoje o verso é perfumado
E aguça o paladar,
Pois no mundo dos temperos
Minhas rimas vão entrar.

Então vamos refogar
Todas as nossas poesias
Na panela dos aromas,
Ervas e especiarias.

Já prepare seus sentidos:
tato, olfato e visão,
Pois não é só o paladar
Que será a direção.

Você aqui terá mil rimas
Com os belos vegetais,
Que nos darão muita saúde,
Alegria, amor e paz"

A proposta é estimular as crianças a aguçar os sentidos e o interesse pela alimentação saudável, sem resvalar no didatismo e na escolarização do assunto. Além de muita poesia, o livro traz uma série de dicas sobre usos medicinais dos alimentos, com dicas de preparo e curiosidades históricas e culturais sobre cada um.

Trocando industrializados por opções naturais: a importância da família

Decepcionado com a falta de cantinas com alimentos naturais nas escolas, o escritor César Obeid usou o alfabeto para produzir poesias com os nomes de ervas, sementes e especiarias e chegou a um livro que leva conhecimento e incentiva a alimentação saudável.

“Claro que isso só será possível com envolvimento da família e de um projeto de leitura feito a partir do livro. Não dá para exigir que a criança coma uma salada de agrião com manjericão se ela já está muito acostumada com alimentos processados”, comenta Obeid. “Por isso, os pais têm que entrar em cena e abraçar a causa, e a escola também, realizando projetos de alimentação saudável dentro e fora da sala de aula”, afirma.



Para escrever o livro, Obeid conta que usou sua experiência pessoal, de consumir com a família apenas alimentos naturais, saudáveis e nutritivos, plantados por eles mesmos. “Um livro fundamental para ter em toda cozinha para pais e filhos aprenderem a cozinhar comidas naturais, juntos, com amor e diversão”, defende.

Leia sobre: CulturaFamiliaLivro