Notícias

Desenho: Capitão Planeta

28/05/2017 14h18 | Atualizado em: 28/05/2017 14h25

“Terra, fogo, vento, água, coração!”. Os quatro elementos da Terra unidos ao amor formavam um dos heróis mais adorados por essa geração em todo o mundo: o Capitão Planeta.
O criador da série animada do Capitão Planeta é ninguém mais, ninguém menos que Ted Turner, o fundador do Cartoon Network.

Depois de uma viagem ao redor do mundo, Ted percebeu que precisava alertar as pessoas sobre os problemas ecológicos que presenciou.

A animação foi criada com o objetivo de conscientizar as crianças de que elas deveriam cuidar do planeta Terra e de seus recursos.
Como o desenho representaria a união do planeta, Ted decidiu que cada um dos portadores dos anéis deveria vir de regiões diferentes do mundo.

Os escolhidos!

Quando o nível de devastação do planeta chegou a um nível alarmante, Gaia, o espírito da Terra, despertou e dividiu seu poder em cinco anéis mágicos, que foram enviados para cinco jovens ao redor do mundo.

O africano Kwame recebeu o Anel da Terra, representando a esperança de um mundo melhor.

O americano Joey Wheeler recebeu o Anel do Fogo, representando a convivência humana com as grandes metrópoles.

Linka, da União Soviética, recebeu o Anel do Ar, representando o uso ético e responsável da ciência e tecnologia em favor do mundo. Com a dissolução da União Soviética, sua origem foi alterada para a Europa Oriental.

A asiática Gi recebeu o Anel da Água, representando a empatia para com os animais e ecossistemas.

E, finalmente, Ma-Ti, da América do Sul, recebeu o Anel do Coração, simbolizando a sabedoria dos povos e culturas humanas.







Fundação Capitão Planeta!

O Capitão Planeta foi criado para conscientizar as pessoas sobre os problemas ecológicos ao redor do mundo e para ajudar a reforçar seu legado, mesmo após o fim do desenho, Ted Turner criou a Fundação Capitão Planeta, em Atlanta.

A organização utilizava parte dos lucros do desenho e dos brinquedos para auxiliar escolas carentes e instituições que realizavam trabalhos ambientais em diversos países.

A Fundação Capitão Planeta quase fechou suas portas em 2001, mas ainda existe graças à ação de doadores, que ajudam a financiá-la.
Atualmente, é presidida por Laura Turner Seydel, a filha de Ted Turner.