Notícias

O que fazer com cosméticos vencidos?

31/05/2016 22h39 | Atualizado em: 31/05/2016 22h48

Todo dia usamos diversos tipos de cosméticos, seja para deixar a pele mais macia ou o cabelo limpo e perfumado. Mas o que nem sempre é tão evidente é o fato de que muitos deles são produzidos a partir de substâncias que trazem malefícios ao nosso organismo e também ao ambiente em que vivemos. Diversos estudos sugerem problemas relacionados a certas substâncias,como parabenos (maquiagens), fosfatos (xampu), álcool isopropílico (condicionadores) e triclosan (creme dental).

Procurar por cosméticos que sejam sustentáveis, tanto em sua composição quanto em sua embalagem, é um grande passo para ajudar a si mesmo e amenizar danos ambientais. Mas se você não leu o rótulo na hora de comprar os produtos e só percebeu os ingredientes nocivos posteriormente, fique calmo. Siga algumas dicas para aplacar prejuízos.

Como descartar?

Muito cuidado com o prazo de validade dos produtos! A informação do vencimento vem na maioria das vezes em locais de difícil visualização e os cosméticos fora da validade podem causar muitas irritações e infecções. Use os produtos até o final se estiverem dentro do prazo e com a mesma aparência de quando foram comprados. No caso de maquiagens e cremes, guardá-los dentro de armários ou gavetas de locais pouco úmidos fazem com que sua possibilidade de uso seja prolongada.

Se você não for mais usar um produto dentro da validade, doe-o para uma pessoa que tenha interesse. Mas se não houver nenhuma outra alternativa, descarte-os no lixo comum, sempre os soltando das embalagens plásticas para evitar o consumo por outra pessoa. No caso dos cosméticos biodegradáveis, tenha o mesmo procedimento, com a diferença de que os produtos aquosos podem ser descartados em água corrente.

Fonte: Ecycle

Licença Creative Commons
Cienciarte está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
[O conteúdo do Cienciarte pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Cienciarte e, se for o caso, à fonte primária da informação]