Notícias

Startup usa celulares que iriam para o lixo para combater desmatamento nas florestas brasileiras

10/05/2016 17h55 | Atualizado em: 10/05/2016 17h59

Novas funções, melhor resolução nas fotos… Com a tecnologia se desenvolvendo dia a dia, novos modelos de smartphones surgem a todo momento e, com isso, acabamos trocando de celular com uma frequência bem maior do que a necessária. Só nos EUA, milhões de aparelhos são jogados fora todos os anos.

Por isso, a startup Rainforest Connection utiliza os celulares descartados para uma causa nobre: parar de vez com o desmatamento e a caça ilegal. O projeto arrecadou dinheiro, via financiamento coletivo, para espalhar a iniciativa pela Indonésia, África e Brasil.

Funciona da seguinte maneira: os celulares antigos são abastecidos por energia solar e programados com um software especial que capta o som da floresta. Quando motosserras, tiros ou o choro de animais são identificados, o aparelho emite um sinal para guardas ambientais irem verificar o que está acontecendo no local. Cada celular é capaz de “cuidar” de um quilômetro de mata. A informação em tempo real permite o flagrante de forma eficaz.

Segundo a startup, o dinheiro ajudou a proteger 300 hectares de floresta, o que equivale a evitar a emissão de três mil carros por ano. O próximo passo é lançar um aplicativo gratuito para que qualquer um consiga ouvir o som das florestas em seus celulares — e assim consigam monitorar qualquer irregularidade.

Topher White, CEO da RainForest Connection, acredita que a tecnologia é capaz de reduzir as atividades ilegais em até 90%, se espalhada no mundo inteiro. Demais, não?

Assista ao vídeo onde eles explicam a tecnologia. 



Fonte: The Greenest Post

Licença Creative Commons
Cienciarte está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
[O conteúdo do Cienciarte pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Cienciarte e, se for o caso, à fonte primária da informação]